Zé Maria Tapajós vence eleição para prefeito de Santarém

image_pdfPDFimage_printImprimir

Zé Maria Tapajós comemorando com aliados a eleição para prefeito de Santarém, no oeste do Pará — Foto: Ulisses Farias / TV Tapajós

A abstenção foi maior que no primeiro turno, com mais de 60 mil eleitores ausentes.

Com 96,88% das urnas apuradas, o Tribunal Superior Eleitoral anunciou como matematicamente eleito prefeito de Santarém, Zé Maria Tapajós (MDB), que disputou o 2º turno das eleições municipais neste domingo (27) com JK do Povão (PL).

Em Santarém, 246.570 eleitores estavam aptos a ir às urnas neste domingo, uma diferença de 9.159 eleitores em relação a 2022, representando um crescimento de 3,86%. Porém, a abstenção foi de mais de 63 mil eleitores (25,66%), bem superior a do primeiro turno em que 49.781 eleitores não foram às urnas.

Zé Maria Tapajós obteve 92.628 votos (52%) enquanto JK do Povão recebeu 85.516 votos (48%) dos votos válidos. Dos 183.112 computados nas três zonas eleitorais de Santarém, 178.144 foram votos válidos, 2.046 brancos, 2.922 nulos e 63.214 abstenções.

O prefeito eleito acompanhou a apuração em sua casa, no bairro Santíssimo, junto com seu vice Carlos Martins (PT), familiares e apoiadores, como o prefeito Nélio Aguiar, deputada estadual Maria do Carmo e o deputado federal Henderson Pinto. Logo após ser confirmado prefeito eleito, Zé Maria Tapajós disse ao repórter Ulisses Farias, da TV Tapajós, que a partir de agora tudo, aumenta a responsabilidade com o povo e que prioridade principal será com a saúde.

“Minha responsabilidade agora é maior com você que votou no Zé e votou no Carlos. Vocês deram um mandato popular para mim e o Carlos. A responsabilidade nossa é cuidar da nossa cidade, cuidar das pessoas, na saúde, na educação, na cultura, no esporte, no lazer, na assistência social, no meio ambiente, fazer o que Santarém precisa. Eu entendo que a cidade de Santarém, para um gestor, é como um pai ou uma mãe para uma família, tudo é prioridade. Deve ter um momento que se prioriza um filho, e assim, nós vamos focar na saúde. A saúde é o primeiro foco nosso, porque foi a maior reivindicação que nós recebemos e um dos maiores compromissos que nós fizemos”, destacou.

    De acordo com o prefeito eleito, ele o vice que é médico, vão focar na atenção básica, na conclusão do hospital Materno Infantil, que será entregue nos primeiros seis meses do nosso governo.

“Vamos focar também no atendimento do Hospital Municipal, porque eu sei que foi feito muito. Na saúde, foram gastos mais de R$ 50 milhões em 2023, quando se arrecadou pelo SUS, pouco mais de 20 milhões, e eu tenho esta consciência. Nós temos um convênio junto ao governo do Estado. E nós já conversamos com o governador, para que esse convênio, que hoje é feito a gestão pelo prefeito Nélio, continue, porque está possibilitando zerar, diminuir a fila. Eu garanto para vocês, dizem que tem 4 mil na fila, não tem nem 300 na fila para cirurgia eletiva. E até no início do ano que vem, a fila para cirurgia eletiva estará zerada, porque esse convênio que o governo do estado concedeu lá atrás, vai continuar até dezembro e vai estender pelo nosso governo”, assegurou.

O prefeito eleito também fez questão de deixar um recado para os eleitores.

“À você, meu querido eleitor, eu só tenho que agradecer. Agradeço a Deus em primeiro lugar e a vocês que resistiram a tentação, que eu não vou falar aqui qual tentação, porque eu respeito você, na verdade eu respeito as pessoas, jamais eu falaria aqui um palavrão. Mas bem que tentaram enganar vocês, enganar vocês com falação de projetos que não tinha como fazer, ou melhor, não diziam como fazer, mas vocês resistiram. Povo do interior que resistiu a compra de voto. É indigno para o político ver que tem alguém que ainda fala em comprar voto, isso aqui é indigno de qualquer respeito que o eleitor, que o cidadão possa dar, mas o povo na sua maioria foi lá, digitou e escolheu o lado certo”, finalizou.

Quem é Zé Maria Tapajós

José Maria Tapajós, 68 anos, nasceu na comunidade Novo Gurupá, região do Rio Arapiuns, em Santarém, oeste do Pará.

Zé Maria começou a trabalhar ainda menino, e logo transformou-se em um importante comerciante. É casado com Delvalita Emília, com quem teve quatro filhos.

Zé Maria Tapajós é eleito prefeito de Santarém, no oeste do Pará — Foto: Ulisses Farias / Tv Tapajós
                  Zé Maria Tapajós é eleito prefeito de Santarém, no oeste do Pará — Foto: Ulisses Farias / Tv Tapajós

Zé Maria sempre demonstrou vocação para lidar com pessoas e sua entrada para a política foi um caminho natural. Desde então, ocupou cargos importantes.

Foi vereador por seis mandatos, presidente da câmara por 4 vezes, prefeito interino, vice-prefeito, deputado estadual e secretário regional de governo. Com sua experiência, conseguiu articular uma união inédita na história de Santarém, trazendo para o seu projeto grandes forças políticas da cidade, do estado e de Brasília. É o candidato apoiado pelo governador Helder Barbalho.

 

Fonte: g1 Santarém e Região — PA e Publicado Por: https://www.adeciopiran.com.br em 28/10/2024/15:00:38
Envie vídeos, fotos e sugestões de pauta para a redação blog https://www.adeciopiran.com.br (93) 98117 7649/ e-mail: mailto:adeciopiran.blog@gmail.com
https://www.adeciopiran.com.br, fone (WhatsApp) para contato (93)98117- 7649 e-mail: mailtoadeciopiran.blog@gmail.com