‘Verdadeira operação de guerra’, diz presidente do Ibama sobre incêndios
Presidente do IBAMA detalha atuação no Amazonas – (Foto:Antônio Mendes/ Portal AM1)
O presidente do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Rodrigo Antonio de Agostinho Mendonça, afirmou, na última quarta-feira (4/9) que a operação de combate aos incêndios florestais nos biomas Pantanal e Amazônia são “verdadeiras operações de guerra”.
Agostinho Mendonça destacou a atuação de três mil brigadistas, dez aeronaves alugadas pelo instituto e outras 17 cedidas por alguns órgãos, além da disponibilidade de recursos extraordinários enviados pelo governo federal para a ação dos brigadistas.
“É um período bastante crítico, nós temos aí, algumas regiões do país concentrando o maior número de focos, o estado campeão é Mato Grosso, mas a gente tem muitos focos ao longo de algumas estradas da Amazônia, como a BR-230 a transamazônica, o começo da 319, trechos da BR-163, interior de Rondônia, interior do Acre”, afirmou.
Decreto de proibição do fogo
Questionado sobre a funcionalidade do decreto de proibição do fogo, Mendonça afirmou que os decretos são estaduais e cada estado faz a sua regulamentação.
No amazonas, o governo estadual emitiu o decreto no dia 05 de julho com o intuito de minimizar as áreas atingidas pelas queimadas. O decreto é válido por 180 dias e proíbe o uso do fogo e técnicas de queimada controlada.
Neste ano a estiagem chegou ao estado com dois meses de antecedência e atinge mais de 77 mil pessoas.
No dia 28 de agosto, o governador Wilson Lima emitiu dois decretos devido à severa estiagem que atinge o Amazonas. O primeiro coloca os 62 municípios do estado em situação de emergência, enquanto o segundo declara emergência em saúde pública.
Questionado sobre o número de brigadistas que atuam nos estados e na Amazônia, Rodrigo Mendonça destacou que o trabalho não está centralizado no Ibama e no ICMBio, “nós temos milhares de bombeiros pelo Brasil inteiro submetidos pelos órgãos estaduais a gente tem brigadas nas fazendas, existem brigada na sociedade civil, muitos municípios também tem equipes próprias de combate a incêndio”.
Trabalho do Ibama na Amazônia
O IBAMA atua na Amazônia em duas frentes: fiscalização e combate ao fogo. No sul da Amazônia existem equipes do Ibama “percorrendo os municípios e fazendo altos de infração”, disse Mendonça. A autuação na região pode ser feita por meio de tecnologia, mas o instituto alerta sobre o cuidado no momento da abordagem.
“A gente sempre tem que ter muito cuidado quando se fala de fogo, porque as vezes a gente pode estar altuando a pessoa que faz o fogo intencionalmente na sua propriedade como também a pessoa que é vítima do fogo de um vizinho. Então normalmente a gente faz as perícias isso leva um certo tempo, no Pantanal mesmo as altuações dos primeiros incêndios estão saindo agora, após um longo período de investigação,” disse.
Com a criação das bases interfederativas, o governo federal propôs a atuação conjunta de estados com a União no combate ao fogo. Durante entrevista coletiva o presidente do Ibama destacou que já existem equipes atuando nas regiões escolhidas pelos estados: Porto Velho (RO) – Humaitá (AM); Novo Progresso (PA) e Apuí (AM).
“Nessa região o trabalho central vai ser feito Ibama, ICMBio com o apoio, Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Força Nacional e os estados.”
Fogo destrói fazenda em Novo Progresso-PA.
Fonte:Amazonas1 e Publicado Por: Jornal Folha do Progresso em 07/09/2024/05:30:38
O formato de distribuição de notícias do Jornal Folha do Progresso pelo celular mudou. A partir de agora, as notícias chegarão diretamente pelo formato Comunidades, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp. Não é preciso ser assinante para receber o serviço. Assim, o internauta pode ter, na palma da mão, matérias verificadas e com credibilidade. Para passar a receber as notícias do Jornal Folha do Progresso, clique no link abaixo e entre na comunidade:
* Clique aqui e acesse a comunidade do JORNAL FOLHA DO PROGRESSO
Apenas os administradores do grupo poderão mandar mensagens e saber quem são os integrantes da comunidade. Dessa forma, evitamos qualquer tipo de interação indevida. Sugestão de pauta enviar no e-mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com.
Envie vídeos, fotos e sugestões de pauta para a redação do JFP (JORNAL FOLHA DO PROGRESSO) Telefones: WhatsApp (93) 98404 6835– (93) 98117 7649.
“Informação publicada é informação pública. Porém, para chegar até você, um grupo de pessoas trabalhou para isso. Seja ético. Copiou? Informe a fonte.”
Publicado por Jornal Folha do Progresso, Fone para contato 93 981177649 (Tim) WhatsApp:-93- 984046835 (Claro) -Site: www.folhadoprogresso.com.br e-mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com/ou e-mail: adeciopiran.blog@gmail.com