Suspeito de sequestrar lancha com passageiros no PA é preso no AP

image_pdfPDFimage_printImprimir

Foto: Reprodução / Polícia civil do Amapá | Já é a segunda prisão do caso. Buscas estão sendo realizadas para localizar o terceiro criminoso envolvido no sequestro.

A polícia prendeu nesta segunda-feira (26) mais um suspeito de sequestrar uma lancha com 23 passageiros no município de Porto de Moz, no nordeste do Pará. Na última sexta-feira (23), um homem também foi preso em Santana, na região metropolitana de Macapá.

O suspeito preso nesta segunda foi apontado como chefe da facção criminosa que sequestro a embarcação.

Segundo a Polícia Civil do Amapá, ele se apresentou voluntariamente na delegacia e ficou em silêncio durante o depoimento.

O caso está sendo investigado pelas Polícias Civis do Pará e do Amapá. Buscas estão sendo realizadas para localizar o terceiro criminoso envolvido no sequestro.

Os suspeitos devem responder pelo crime de roubo majorado, que é quando há violência ou grave ameaça às vítimas.

Entenda o caso

A embarcação Expresso Fonseca saiu de Gurupá, no arquipélago do Marajó, com destino a Porto de Moz, no oeste paraense, na segunda-feira (19). No total, 23 pessoas estavam a bordo, incluindo a tripulação.

A lancha foi encontrada na terça-feira (20), na comunidade do Anauerapucu, em Santana (AP), distante a 417 quilômetros do local de partida.

Os piratas fingiram ser passageiros e, depois de anunciar o assalto, abandonaram as vítimas em uma ilha, onde ficaram sem água potável e sem comida. Elas foram resgatadas por um ribeirinho depois de 19 horas.

A viagem entre Gurupá e Porto de Moz dura cerca de duas horas, na lancha rápida. Ao longo do trajeto, a embarcação faz paradas – como se fossem conexões ou escalas – em comunidades ribeirinhas, onde alguns passageiros desembarcam e outros embarcam.

A última parada “oficial” que a Expresso Fonseca fez foi na Vila de Tapará, onde um médico embarcou. Após a lancha sair, os suspeitos anunciaram o assalto e ordenaram que os passageiros ficassem de cabeça baixa e não olhassem para eles.

Os assaltantes utilizaram armas de fogo e facões para intimidar as vítimas. Duas passageiras contaram ao g1 que os suspeitos agrediram, com coronhadas, o cobrador e o piloto da lancha.

Os suspeitos seguiram para a Vila Turica, onde abasteceram e seguiram viagem no sentido de volta à Gurupá. Ao perceberem que lancha estava pesada e, portanto, consumindo mais combustível, decidiram abandonar as vítimas na ilha deserta e seguiram com a embarcação.

As vítimas foram resgatadas por um ribeirinho, que estava ajudando nas buscas para localizar os passageiros. Ele passava pela praia em uma pequena embarcação e ouviu o pedido de socorro.

Cronologia da viagem e sequestro da lancha:

📅 19 de agosto:

Saída do barco: rio Amazonas, às 10h, partindo de Gurupá

Parada na Vila Tapará para embarque e desembarque: rio Amazonas, por volta de 11h30. O lugar fica distante 30 minutos de Porto de Moz (destino final)

Assalto e sequestro da lancha: logo após a saída da Vila Tapará

Passageiros abandonados: por volta das 13h50 de segunda-feira, no rio Amazonas, em praia na Ilha Grande de Gurupá

Passageiros resgatados por ribeirinho: por volta de 9h, no rio Amazonas, em praia na Ilha Grande de Gurupá

Lancha encontrada: às 13h30 de terça-feira (20), na entrada do Rio Vila Nova, próximo à comunidade Anauerapucu (Santana-AP).

Fonte: G1 PA e Publicado Por: Jornal Folha do Progresso em 27/08/2024/07:20:30

Notícias gratuitas no celular

O formato de distribuição de notícias do Jornal Folha do Progresso pelo celular mudou. A partir de agora, as notícias chegarão diretamente pelo formato Comunidades, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp. Não é preciso ser assinante para receber o serviço. Assim, o internauta pode ter, na palma da mão, matérias verificadas e com credibilidade. Para passar a receber as notícias do Jornal Folha do Progresso, clique no link abaixo e entre na comunidade:

*     Clique aqui e acesse a comunidade do JORNAL FOLHA DO PROGRESSO

Apenas os administradores do grupo poderão mandar mensagens e saber quem são os integrantes da comunidade. Dessa forma, evitamos qualquer tipo de interação indevida. Sugestão de pauta enviar no e-mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com.

Envie vídeos, fotos e sugestões de pauta para a redação do JFP (JORNAL FOLHA DO PROGRESSO) Telefones: WhatsApp (93) 98404 6835– (93) 98117 7649.
“Informação publicada é informação pública. Porém, para chegar até você, um grupo de pessoas trabalhou para isso. Seja ético. Copiou? Informe a fonte.”
Publicado por Jornal Folha do Progresso, Fone para contato 93 981177649 (Tim) WhatsApp:-93- 984046835 (Claro) -Site: www.folhadoprogresso.com.br   e-mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com/ou e-mail: adeciopiran.blog@gmail.com