Foto: Reprodução | Tendência da Corte é manter passaporte retido enquanto durar investigação sobre suposta tentativa de golpe.
O Supremo Tribunal Federal (STF) não deverá autorizar a liberação do passaporte do ex-presidente Jair Bolsonaro para que ele viaje aos Estados Unidos e participe da posse do novo presidente americano, Donald Trump.
A tendência no STF é de manter a retenção do passaporte de Bolsonaro enquanto segue a investigação sobre seu possível envolvimento em um esquema golpista após as eleições de 2022.
Bolsonaro teve o passaporte apreendido por decisão do ministro Alexandre de Moraes, do STF, em medida ratificada pela Primeira Turma da Corte em outubro, por unanimidade. A retenção foi considerada essencial para evitar que o ex-presidente deixe o Brasil enquanto a apuração avança.
Moraes, ao justificar sua decisão, destacou que “o desenrolar dos fatos demonstrou a possibilidade de tentativa de evasão dos investigados”, e que esse risco pode aumentar conforme a investigação se aprofunda.
A Polícia Federal (PF) planeja concluir o relatório da investigação ainda este ano, e, após isso, o caso será encaminhado ao procurador-geral da República, Paulo Gonet, para análise sobre a possível apresentação de denúncia contra Bolsonaro.
De acordo com a CNN, a defesa do ex-presidente deve solicitar ao STF a devolução do passaporte caso receba um convite formal para a posse de Trump.
Fonte: CNN Brasil e Publicado Por: https://www.adeciopiran.com.br em 08/11/2024/14:49:38
Envie vídeos, fotos e sugestões de pauta para a redação blog https://www.adeciopiran.com.br (93) 98117 7649/ e-mail: mailto:adeciopiran.blog@gmail.com
https://www.adeciopiran.com.br, fone (WhatsApp) para contato (93)98117- 7649 e-mail: mailtoadeciopiran.blog@gmail.com