Projeto Feira das Regiões estimula alunos em pesquisa, criatividade e trabalho em equipe em Rurópolis
Cultura das cinco regiões do país apresentada durante a culminância do Projeto Feira das Regiões — Foto: Divulgação
Em 2024, o Projeto foi realizado nas aulas de geografia com alunos do 7° ano do ensino fundamental.
Idealizado pelas professoras Neuzandes Costa e Luciana Alves da Silva, da Escola Eurico Valle, em Rurópolis, sudoeste do Pará, o Projeto Feira das Regiões foi mais uma vez um verdadeiro sucesso entre os alunos participantes e a comunidade escolar, cumprindo seu objetivo de despertar o interesse dos estudantes nas aulas de geografia, assim como incentivar a valorização da diversidade cultural brasileira e o desenvolvimento de habilidades como pesquisa, criatividade e trabalho em equipe.
Em 2024, o Projeto foi realizado nas aulas de geografia com alunos do 7° ano do ensino fundamental. Com base nos conteúdos das cinco regiões brasileiras, os alunos, organizados em grupos, estudaram e produziram material para exposição durante dois bimestre sobre as cinco regiões do país. E não faltou empenho das equipes na realização dos trabalhos.
“Eles se empenharam e foram verdadeiros protagonistas em um trabalho diferenciado daquele que é realizado em sala de aula, que muitas vezes deixa eles estressados e cansados. Já no projeto, eles colocam a mão na massa, eles produziram cartazes, maquetes, ensaiaram coreografias baseadas nas características de cada região que coube a cada grupo. E o resultado foi muita criatividade e muita informação sobre as regiões brasileiras”, contou a professora Neuzandes.
O grande destaque do projeto é a culminância, realizada durante um evento dentro da escola, na área externa, em forma de feira, reunindo a comunidade escolar, pais e convidados para celebrar a cultura, a arte, a gastronomia a geografia e as muitas características de cada região brasileira.
“O Brasil está dividido em cinco regiões, e somando as cindo, é muita diversidade, é cultura, e a miscigenação de um povo que tem mistura indígena, europeia e africana. O Brasil é um país muito diverso, então esse projeto quer mostrar essas diferenças de relevo, clima, culinária, a cultura de cada região. E pra nós é um privilégio estar participando desse projeto”, disse a professora Luciana Alves.
Durante o evento na Escola Eurico Valle, os alunos apresentaram o resultado do trabalho de pesquisa em barracas com maquetes, cartazes, comidas e danças típicas de cada região do país.
De acordo com as professoras Neuzandes e Luciana, os pais dos alunos apoiam a iniciativa e se envolvem na produção de alimentos, confecção de trajes e outros elementos para a apresentação dos resultados, o que dá um estímulo a mais para os alunos no processo que alia aprendizado e trabalho em equipe.
Fonte: Sílvia Vieira, g1 Santarém e Região — PA e Publicado Por: https://www.adeciopiran.com.br em 03/12/2024/16:00:38
Envie vídeos, fotos e sugestões de pauta para a redação blog https://www.adeciopiran.com.br (93) 98117 7649/ e-mail: mailto:adeciopiran.blog@gmail.com
https://www.adeciopiran.com.br, fone (WhatsApp) para contato (93)98117- 7649 e-mai: mailtoadeciopiran.blog@gmail.com