Foto: Reprodução | Em estradas de Santa Catarina e Minas Gerais, os aparelhos já estão em funcionamento.
A Polícia Rodoviária Federal (PRF)adotou drones como medida para flagrar infrações e aplicar multas em diversas situações, como uso do celular no trânsito, caminhões trafegando na faixa esquerda e ausência do cinto de segurança. No Pará, a ação foi testada temporariamente, bem como no Espírito Santo. Em estradas de Santa Catarina e Minas Gerais, os aparelhos já estão em funcionamento.
É esperado que, em breve, a medida seja imposta no Rio Grande do Sul. A fase de implementação iniciou em 26 de julho desse ano. Não há prazo para a adoção dos dispositivos de videomonitoramento em todo o território brasileiro.
No estado mineiro, os drones são utilizados sobre a BR-262, entre as cidades de campos Altos e Luz, no trecho de serra. Dezenas de ultrapassagens proibidas e outras infrações já foram notadas pela PRF de Minas Gerais, segundo o órgão.
A Via Expressa (BR- 282) e a BR-101de Santa Catarina também estão sob videomonitoramento, entre os municípios de São José e Palhoça. Placas informando a fiscalização já foram aplicadas na área. A PRF de Santa Catarina informa que os drones possuem capacidade de zoom de até sete vezes e podem voar em altitudes entre 10 e 20 metros.
Todos os aparelhos de videomonitoramento são conduzidos por policiais certificados e possuem registro na Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).
Fonte: O Liberal e Publicado Por: https://www.adeciopiran.com.br em 03/10/2024/19:09:38
Envie vídeos, fotos e sugestões de pauta para a redação blog https://www.adeciopiran.com.br (93) 98117 7649/ e-mail: mailto:adeciopiran.blog@gmail.com
https://www.adeciopiran.com.br, fone (WhatsApp) para contato (93)98117- 7649 e-mail: mailto:adeciopiran.blog@gmail.com