(Foto:IBAMA Divulgação) – operação emergencial foi solicitada pelo MPF e aceita pelo ICMBio, para retirada de gado criado ilegalmente (em áreas embargadas) na Floresta Nacional (Flona) do Jamanxim, em Novo Progresso (PA), e deve começar nos próximos dias.
Políticos em ação – Anuncio que uma ação é uma resposta a uma recomendação do Ministério Público Federal (MPF) e será realizada pelo Instituto Chico Mendes de Conservação (ICMBio) e pela Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Pará (Adepará), para retirada de 6 mil cabeças de bovinos da Flona Jamanxim para ser doado para o Rio Grande do Sul, políticos da esfera municipal, estadual e federal, começaram uma mobilização para impedir a operação em Novo Progresso.
A reportagem do Jornal Folha do Progresso, divulgou com exclusividade nesta terça(14), a decisão dos órgãos ambientais em acatar a orientação do MPF e realizar a ação emergencial, e doar os bovinos para RS. Leia mais>Operação emergencial na Flona Jamanxim destinará 6 mil cabeças de Bovinos para o RS
Ainda conforme apurado pelo Jornal Folha do Progresso, a operação já está acontecendo, a mobilização do ICMBio e ADEPARÁ, com o uso da Força Nacional, deve acontecer ainda nesta semana, os alvos desta operação é mantido em sigilo.
Segundo autoridades, a possibilidade de isto não ocorrer.
O Prefeito Gelson Dill (MDB), usou do programa FM noticias da comunitária local para relatar sobre uma conversa que teve com o Governador Helder Barbalho (MDB), e pediu cautela para não dar muito ouvido a imprensa que noticia com fonte do MPF. Estamos procurando uma solução junto ao MMA……
Assista ao vídeo
Na operação emergencial o MPF disse que eles podem destinar a carne do gado apreendido à população afetada pelas recentes enchentes no Rio Grande do Sul, o que já teve a autorização da Adepará.
O Deputado Federal Airton Faleiro do PT, usou das redes sociais e convocou os produtores para participarem de uma live nas redes nesta quarta-feira, 15 de maio de 2024, às 9h , mas não enviou link para acesso.
Segundo o MPF, a Flona do Jamanxim é uma das unidades de conservação mais desmatadas do país. Desde a sua criação, em 2006, uma área equivalente a 115 mil campos de futebol foi convertida em pastagem ilegal, segundo o ICMBio.
Na Flona do Jamanxim e em outras duas Flonas próximas (Crepori e Itaituba II), há cerca de 100 mil cabeças de gado, sendo que aproximadamente 85% das vendas são de animais criados na Flona do Jamanxim.
O MPF reforçou a necessidade de autuar e multar nos casos em que for evidenciada fraude sanitária.
O Ministério Público Federal (MPF) recomendou a operação e também pediu a demolição de estruturas ilegais e a instalação de uma base de fiscalização permanente na área.
Fonte: Jornal Folha do Progresso e Publicado Por: Jornal Folha do Progresso em 15/05/2024/08:46:36
O formato de distribuição de notícias do Jornal Folha do Progresso pelo celular mudou. A partir de agora, as notícias chegarão diretamente pelo formato Comunidades, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp. Não é preciso ser assinante para receber o serviço. Assim, o internauta pode ter, na palma da mão, matérias verificadas e com credibilidade. Para passar a receber as notícias do Jornal Folha do Progresso, clique no link abaixo e entre na comunidade:
* Clique aqui e acesse a comunidade do JORNAL FOLHA DO PROGRESSO
Apenas os administradores do grupo poderão mandar mensagens e saber quem são os integrantes da comunidade. Dessa forma, evitamos qualquer tipo de interação indevida. Sugestão de pauta enviar no e-mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com.
Envie vídeos, fotos e sugestões de pauta para a redação do JFP (JORNAL FOLHA DO PROGRESSO) Telefones: WhatsApp (93) 98404 6835– (93) 98117 7649.
“Informação publicada é informação pública. Porém, para chegar até você, um grupo de pessoas trabalhou para isso. Seja ético. Copiou? Informe a fonte.”
Publicado por Jornal Folha do Progresso, Fone para contato 93 981177649 (Tim) WhatsApp:-93- 984046835 (Claro) -Site: www.folhadoprogresso.com.br e-mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com/ou e-mail: adeciopiran.blog@gmail.com