Painel gigante do Arte em Cores destaca tradições, fauna e flora amazônicas no sul do Pará

image_pdfPDFimage_printImprimir

(Foto: Reprodução) – Painel gigante do Arte em Cores destaca tradições, fauna e flora amazônicas no sul do Pará

A Praça de Eventos Adília Borges, em Ourilândia do Norte, se transformou no maior espaço já pintado pelos artistas do Arte em Cores desde o início do projeto em 2020.

Os cestos abarrotados de açaí, os rostos pintados de mãe e filho indígenas e animais da fauna amazônica são algumas das pinturas do painel coletivo produzido por artistas paraenses selecionados na 5ª edição do projeto Arte em Cores, que chegou à sua fase final, a de culminância, no último mês de outubro. As cores e a diversidade artística transformaram a Praça de Eventos Adília Borges, em Ourilândia do Norte, no sul do Pará.

(Foto: Reprodução)
(Foto: Reprodução)

A iniciativa tem patrocínio do Instituto Cultural Vale, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, apoio do Centro Cultural Tatajuba, e é uma realização da Vivas Cultura e Esporte e Ministério da Cultura.

“O palco da Praça de Eventos de Ourilândia do Norte, acostumado a receber shows, foi o maior espaço que os artistas que participam do Arte em Cores pintaram, desde o início do projeto, em 2020. A união dos artistas envolvidos foi impressionante. Muito talento e profissionalismo para realizar em 4 dias a transformação daquele grande e importante espaço cultural da cidade”, destacou Gilberto Scarpa, coordenador e curador geral do Arte em Cores.

“O projeto valoriza centenas de artistas de diferentes municípios do Pará e do Maranhão. Esta edição em Ourilândia do Norte ressalta a democratização da cultura e o seu poder de transformação”, comemora a coordenadora de patrocínios e projetos do Instituto Cultural Vale, Marize Mattos.

A artista Nhakbjere Kayapó, mais conhecida como Kamila Kayapó, participou da culminância em Ourilândia do Norte. Com suas raízes indígenas, Kamila se inspirou na cultura e no cotidiano de seu povo para criar sua obra. “Por meio da arte urbana posso mostrar um pouco mais da cultura indígena. A arte cria pontes e novas conexões artísticas. O projeto incentiva a sociedade a ampliar seus conhecimentos sobre a arte urbana. Isso é muito importante para nós, como artistas, mas para a toda a sociedade que passa a conhecer nossa arte”, explicou Kamila.

Além de Kamila Kayapó, o painel coletivo é assinado por Ártemis, Athena, Bino Souza, Che, IramarART, Jonas Barros, Carlinhos Pintor, Lary, Lippe Artes e Tai Cristina, com orientação de Davi DMS, consultor artístico do Arte em Cores.

 Trajetória de valorização da arte urbana

(Foto: Reprodução)
(Foto: Reprodução)

Por meio do Arte em Cores, diversos espaços urbanos de cidades do interior do Pará e do Maranhão têm sido transformados com novas cores, formas e significados. Desde 2020, o projeto dedica-se a conectar pessoas e visibilizar o talento e a  criatividade de artistas visuais dos dois estados, bem como promover ações de capacitação e estimular a economia criativa. O projeto também expõe as obras online, na Galeria Virtual do Arte em Cores (arteemcores.art.br), que reúne fotografias de todos os painéis já realizados,     ampliando o acesso à produção artística.

Sobre o Instituto Cultural Vale

(Foto: Reprodução)
(Foto: Reprodução)

O Instituto Cultural Vale acredita que a cultura transforma vidas. Por isso, patrocina e fomenta projetos em parcerias que promovem conexões entre pessoas, iniciativas e territórios. Seu compromisso é contribuir com uma cultura cada vez mais acessível e plural, ao mesmo tempo em que atua para o fortalecimento da economia criativa.

Desde a sua criação, em 2020, o Instituto Cultural Vale já esteve ao lado de mais de 800 projetos em 24 estados e no Distrito Federal, contemplando as cinco regiões do país. Dentre eles, uma rede de espaços culturais próprios, patrocinados via Lei Federal de Incentivo à Cultura, com visitação gratuita, identidade e vocação únicas: Memorial Minas Gerais Vale (MG), Museu Vale (ES), Centro Cultural Vale Maranhão (MA) e Casa da Cultura de Canaã dos Carajás (PA). Onde tem Cultura, a Vale está. Visite o site do Instituto Cultural Vale: institutoculturalvale.org

SERVIÇO
Painel gigante do Arte em Cores destaca tradições, fauna e flora amazônicas no sul do Pará
Acesse o site e as redes sociais do projeto: arteemcores.art.br; instagram.com/arteemcoresmove; facebook.com/arteemcoresmove

Assessoria de Imprensa: Alessandra Barreto/Temple Comunicação
Fone: (91) 99112-5612
E-mail: alessandra.barreto@temple.com.br

Saudações,

O conteúdo deste e-mail, incluindo quaisquer anexos, destina-se exclusivamente ao(s) destinatário(s) pretendido(s). Esta mensagem pode conter informações confidenciais e/ou privilegiadas, protegidas por lei contra divulgação não autorizada. Se você não for o destinatário pretendido ou seu representante legal, ou se recebeu esta mensagem por engano, solicitamos que notifique imediatamente o remetente e exclua o conteúdo do e-mail. É fundamental ressaltar que qualquer reprodução, divulgação e/ou utilização não autorizada das informações contidas neste e-mail é expressamente proibida e poderá resultar em consequências legais.

 

Fonte: Alessandra Barreto e Publicado Por: https://www.adeciopiran.com.br em 13/11/2024/16:11:38
Envie vídeos, fotos e sugestões de pauta para a redação blog https://www.adeciopiran.com.br (93) 98117 7649/ e-mail: mailto:adeciopiran.blog@gmail.com
https://www.adeciopiran.com.br, fone (WhatsApp) para contato (93)98117- 7649 e-mail: mailtoadeciopiran.blog@gmail.com