Bovinos na Flona Jamanxim – (foto:Divulgação ICMBIO) — Uma operação do Ministério do Meio Ambiente coordenada pelo Governo federal com participação da Polícia Federal, Força Nacional e ICMBio, teve início neste final de semana na região da Estrada Vicinal Carro Velho, com objetivo de aprender e retirar 6 mil cabeças de bovinos que segundo os órgãos ambientais estão em áreas embargadas na Flona Jamanxim e serão destinados ao Rio Grande do Sul. Conforme apurado pelo Jornal Folha do Progresso ,3 mil cabeças já foram aprendidas.
Conforme dados do MMA, a Flona Jamanxim possui uma área de um 1.302.000 hectares, foi criada no ano de 2006 e está localizada no município de Novo Progresso no estado do Pará. Estimativa que aproximadamente 200 mil cabeças de bovinos são criadas na área de proteção ambiental que abrange Novo Progresso e Castelo de Sonhos município de Altamira.
O prefeito Gelson Dill (MDB) de Novo Progresso, intercedeu junto ao Governador Helder Barbalho e conseguiu marcar uma reunião em Brasília , para próximo dia 23, com a Ministra Marina da Silva do MMA (Ministério do Meio Ambiente) e com as equipes do Governo Federal tentando uma saída amigável para a solução.
Clique no link e leia mais sobre reunião em Brasília:Prefeito Gelson Dill marca audiência com Ministra do Meio Ambiente Marina da Silva, para debater sobre à “Flona Jamanxim”
Veja a lista das autoridades que acompanham o prefeito para audiência em Brasília;
Tensão – No domingo produtores rurais se mobilizaram e foram até a região onde a operação acontece, levaram cartazes e faixas, em diálogo com membros da operação tinha objetivo de pedir a paralisação da operação até a reunião com a Ministra de Meio Ambiente Marina da Silva, mas não teve sucesso. Nesta segunda-feira, 20 de maio de 2024, pontes da vicinal onde os caminhões devem passar para transportar os bovinos apreendidos, foram danificadas, tiveram as pranchas cortadas com motosserra. Clique AQUI e assista no INSTAGRAM
Leia também:Operação emergencial na Flona Jamanxim destinará 6 mil cabeças de Bovinos para o RS
Fonte: Jornal Folha do Progresso e Publicado Por: Jornal Folha do Progresso em 21/05/2024/08:46:36
O formato de distribuição de notícias do Jornal Folha do Progresso pelo celular mudou. A partir de agora, as notícias chegarão diretamente pelo formato Comunidades, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp. Não é preciso ser assinante para receber o serviço. Assim, o internauta pode ter, na palma da mão, matérias verificadas e com credibilidade. Para passar a receber as notícias do Jornal Folha do Progresso, clique no link abaixo e entre na comunidade:
* Clique aqui e acesse a comunidade do JORNAL FOLHA DO PROGRESSO
Apenas os administradores do grupo poderão mandar mensagens e saber quem são os integrantes da comunidade. Dessa forma, evitamos qualquer tipo de interação indevida. Sugestão de pauta enviar no e-mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com.
Envie vídeos, fotos e sugestões de pauta para a redação do JFP (JORNAL FOLHA DO PROGRESSO) Telefones: WhatsApp (93) 98404 6835– (93) 98117 7649.
“Informação publicada é informação pública. Porém, para chegar até você, um grupo de pessoas trabalhou para isso. Seja ético. Copiou? Informe a fonte.”
Publicado por Jornal Folha do Progresso, Fone para contato 93 981177649 (Tim) WhatsApp:-93- 984046835 (Claro) -Site: www.folhadoprogresso.com.br e-mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com/ou e-mail: adeciopiran.blog@gmail.com