Novembro terá feriado extra em 2024. Veja qual e onde
Mulher caminha com bandeira do Brasil ao fundo — Foto: Bia Santana/Pexels
O mês de novembro se destaca pelo número de feriados nacionais. Três datas serão lembradas em 2024: Dia de Finados (2), a Proclamação da República (15) e o Dia da Consciência Negra (20), que passou a ser feriado em todo o Brasil neste ano. Além desses três, a cidade do Rio de Janeiro vai ganhar um feriado municipal extra, devido à cúpula dos chefes de estado e governo no G20.
O Dia de Finados cairá num sábado, o Dia da Proclamação da República numa sexta-feira e o Dia da Consciência Negra numa quarta-feira. O encontro dos líderes do G20 vai ocorrer numa segunda e numa terça-feira.
O que é o Dia de Finados?
O Dia de Finados é um feriado nacional e cai em 2 de novembro. Neste ano será lembrado no primeiro sábado do mês. A data é uma festa de origem católica dedicada à memória dos fiéis falecidos. Neste dia, a tradição da Igreja Católica incentiva orações e homenagens aos entes queridos que partiram. Católicos visitam cemitérios e participam de celebrações em memória dos falecidos.
15 de novembro é feriado de quê?
Feriado nacional, o dia 15 de novembro lembra a Proclamação da República no Brasil. A data é um marco histórico para o país, e é comemorada pelo decreto que estabeleceu o novo regime de governo e encerrou a monarquia vigente. Em 1889, o Marechal Deodoro da Fonseca liderou o movimento que deu um golpe e destituiu o então imperador Dom Pedro II.
Dia da Consciência Negra é feriado nacional?
O Dia da Consciência Negra é uma data já celebrada há anos em alguns estados brasileiros. Porém, após a sanção da Lei Nº 14.759, pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva em 21 de dezembro de 2023, a data passou a integrar a lista de feriados nacionais. A data homenageia Zumbi dos Palmares, um dos principais nomes da resistência negra à escravidão do país.
Feriado extra no Rio de Janeiro
Neste ano, o mês de novembro para os moradores da cidade do Rio de Janeiro será diferente. A Prefeitura decretou feriado nos dia 18 e 19 de novembro para a cúpula de chefes de estado e de governo do G20. Isso vai fazer com que alguns moradores da capital fluminense tenham uma folga prolongada de seis dias, com início no dia 15 e fim no dia 20.
A iniciativa foi estabelecida para facilitar o trânsito dos chefes de estado e governo e suas delegações, além de oferecer maior segurança, facilitando o planejamento das atividades que acontecerão nos dias do evento.
Segundo a Prefeitura do Rio, o feriado não contempla as seguintes atividades:
comércio de rua;
bares e restaurantes;
padarias;
hóteis, hospedarias e pousadas;
centros e galerias comerciais, bem como shopping centers;
estabelecimentos culturais, como teatros, cinemas e bibliotecas;
pontos turísticos;
empresas jornalísticas e de radiodifusão sonora e de imagens, bem como empresas programadoras e de produção de televisão por assinatura;
indústrias localizadas nas Áreas de Planejamento (APs): 3 (bairros da Zona Norte), 4 e 5 (bairros da Zona Oeste);
estabelecimentos que desenvolvem atividades por meio de trabalho remoto.
Fonte: Victória Roberta , para o Valor — São Paulo e Publicado Por: https://www.adeciopiran.com.br em 31/10/2024/17:59:38
Envie vídeos, fotos e sugestões de pauta para a redação blog https://www.adeciopiran.com.br (93) 98117 7649/ e-mail: mailto:adeciopiran.blog@gmail.com
https://www.adeciopiran.com.br, fone (WhatsApp) para contato (93)98117- 7649 e-mail: mailtoadeciopiran.blog@gmail.com