Foto: Reprodução | Desde a tarde de quinta-feira (16), indígenas bloquearam o trecho do Km 83 da BR-163, sentido Santarém, no Pará. Utilizando madeiras incendiadas para interditar a via, os manifestantes reivindicam melhorias na educação indígena, em defesa de seus direitos constitucionais.
A manifestação busca chamar atenção para os desafios históricos enfrentados pelas comunidades indígenas no acesso a uma educação de qualidade e à valorização de suas tradições culturais. Segundo lideranças indígenas presentes no local, a iniciativa faz parte de uma luta coletiva por políticas públicas efetivas para a educação na região.
Apesar da interdição, motoristas de ônibus e caminhões foram flagrados desafiando o bloqueio. Em um vídeo amplamente compartilhado nas redes sociais, é possível ver veículos pesados passando por cima das chamas, em uma tentativa arriscada de seguir viagem. O ato expôs não apenas o nível de tensão no local, mas também a falta de alternativas para os condutores que dependem da rodovia.
Fonte: Jornal Folha do Progresso e Publicado Por: https://www.adeciopiran.com.br em 17/01/2025/17:00:38
Envie vídeos, fotos e sugestões de pauta para a redação blog https://www.adeciopiran.com.br (93) 98117 7649/ e-mail: mailto:adeciopiran.blog@gmail.com
https://www.adeciopiran.com.br, fone (WhatsApp) para contato (93)98117- 7649 e-mai: mailtoadeciopiran.blog@gmail.com