Crianças ensaiam para o desfile de 7 de setembro em meio a fumaça de queimadas no Pará

image_pdfPDFimage_printImprimir

Foto: Reprodução | Imagens de um ensaio para o desfile cívico de 7 de setembro no Distrito de Moraes Almeida, em Itaituba, Sudoeste do Pará, chamaram a atenção pelo cenário. Enquanto as crianças se divertem e combinam coreografias, a fumaça espessa é que atrai os olhares.

Divididos em grupos, os estudantes estão acompanhados de professores e orientadores, que cuidam dos alunos e garantem a organização. O ensaio aconteceu em duas vias que estão em construção, no Distrito de Moraes.

Moradores da região, que registraram a cena, relatam que o Distrito está nessas condições, com o céu tomado pela fumaça de queimada, há pelo menos quatro dias. Sem chuva, por conta do verão amazônico, e com o clima seco, a fumaça, resultado dos incêndios, se acumula sobre as cidades, e não se dispersa.

A decisão do governador foi fundamentada após emissão de notas técnicas por parte dos órgãos de monitoramento, como o Centro Nacional de Monitoramento e Alerta de Desastres Naturais (Cemaden) e pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade do Pará (Semas). Entre os pontos levantados pelos órgãos, foram destacados a escassez hídrica e os impactos do fenômeno La Niña em 2024, que têm intensificado a vulnerabilidade da região a desastres ambientais, incluindo incêndios florestais.

No último final de semana, um evento cultural na região, a Cavalgada de Novo Progresso, foi realizada sob intensa fumaça. Em um vídeo é possível ver uma criança coçando os olhos e tossindo enquanto as pessoas se divertiam. Para especialistas, a exposição à fumaça pode provocar sérios danos à saúde. Como tosse, falta de ar, chiados no peito e palpitações, doenças preexistentes que podem ser agravadas.

Fonte: Confirma Notícia  e Publicado Por: Jornal Folha do Progresso em 06/09/2024/09:50:16

Notícias gratuitas no celular

O formato de distribuição de notícias do Jornal Folha do Progresso pelo celular mudou. A partir de agora, as notícias chegarão diretamente pelo formato Comunidades, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp. Não é preciso ser assinante para receber o serviço. Assim, o internauta pode ter, na palma da mão, matérias verificadas e com credibilidade. Para passar a receber as notícias do Jornal Folha do Progresso, clique no link abaixo e entre na comunidade:

*     Clique aqui e acesse a comunidade do JORNAL FOLHA DO PROGRESSO

Apenas os administradores do grupo poderão mandar mensagens e saber quem são os integrantes da comunidade. Dessa forma, evitamos qualquer tipo de interação indevida. Sugestão de pauta enviar no e-mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com.

Envie vídeos, fotos e sugestões de pauta para a redação do JFP (JORNAL FOLHA DO PROGRESSO) Telefones: WhatsApp (93) 98404 6835– (93) 98117 7649.
“Informação publicada é informação pública. Porém, para chegar até você, um grupo de pessoas trabalhou para isso. Seja ético. Copiou? Informe a fonte.”
Publicado por Jornal Folha do Progresso, Fone para contato 93 981177649 (Tim) WhatsApp:-93- 984046835 (Claro) -Site: www.folhadoprogresso.com.br   e-mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com/ou e-mail: adeciopiran.blog@gmail.com