Conta de luz fica mais barata a partir de hoje (01)
Conta de energia | Foto: Reprodução
A mudança é resultado do aumento no volume de chuvas nas últimas semanas.
O sistema de bandeiras tarifárias foi implementado no Brasil pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) com o intuito de refletir os custos variáveis de geração de energia elétrica. Introduzido em 2015, este mecanismo visa informar os consumidores sobre o impacto dos custos de geração na conta de luz, permitindo uma melhor gestão do consumo de energia em distintos períodos.
As bandeiras tarifárias são divididas em três cores: verde, amarela e vermelha, cada uma representa diferentes condições de geração de energia, variando de acordo com as condições climáticas e de operação das usinas hidrelétricas e termelétricas.
A partir desta sexta-feira (1º), a conta de luz vai ficar mais barata em todo o Brasil. A Aneel anunciou bandeira tarifária amarela para o mês de novembro, reduzindo a cobrança adicional para R$ 1.885 a cada 100 kWh consumidos. Na bandeira anterior, vermelha 2, os consumidores pagaram R$ 7.877 para cada 100 kWh, o valor mais alto na escala tarifária.
Segundo a agência, a mudança é resultado do aumento no volume de chuvas nas últimas semanas, que ajudou a recuperar os níveis dos reservatórios hídricos, evitando o acionamento de usinas termelétricas, que têm custo alto de operação. A redução na bandeira tarifária deve aliviar o orçamento das famílias e empresas no período.
VEJA O COMUNICADO DA ANEEL:
Fonte: SBT News e Publicado Por: https://www.adeciopiran.com.br em 01/11/2024/16:08:38
Envie vídeos, fotos e sugestões de pauta para a redação blog https://www.adeciopiran.com.br (93) 98117 7649/ e-mail: mailto:adeciopiran.blog@gmail.com
https://www.adeciopiran.com.br, fone (WhatsApp) para contato (93)98117- 7649 e-mail: mailtoadeciopiran.blog@gmail.com