CNA participa de expedição para avaliar condições da BR-163
Ação faz parte do Estradeiro da Aprosoja Mato Grosso – (foto: Reprodução)
A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) participa durante a semana do Estradeiro da BR-163, uma expedição organizada pela Aprosoja Mato Grosso e Movimento Pró-Logística.
Os participantes do Estradeiro vão percorrer 2.661 quilômetros para avaliar as condições da rodovia em regiões como Sinop (MT), Novo Progresso (PA), Itaituba (PA) e Santarém (PA).
Todas as condições do percurso serão reportadas às autoridades responsáveis para que tomem providencias e garantam o escoamento da safra de grãos.
Na segunda (15), primeiro dia do Estradeiro, a equipe composta por produtores rurais mato-grossenses, representantes da Aprosoja Brasil, do movimento e da concessionária Via Brasil percorreu 596 km de estrada.
Na avaliação da assessora técnica da Comissão Nacional de Logística e Infraestrutura da CNA, Elisangela Pereira Lopes, o primeiro trecho percorrido apresenta boas condições de pavimentação, geometria da via e sinalização.
“Embora seja pista simples, há presença de terceiras faixas nos aclives, de maneira a melhorar o tempo de transporte entre os veículos de carga e leves. Alguns trechos apresentam patologias no pavimento. Mas, no geral, o tráfego é bom”, disse.
O percurso do estradeiro pela BR-163 é operado pela Via Brasil. Desde 2022, a empresa é a concessionária responsável pelos 1.009 quilômetros da rodovia, que liga Sinop (MT) ao porto de Miritituba (PA).
O prazo de concessão é de dez anos e estão previstos mais de R$ 4 bilhões em investimentos para operação, monitoramento, conservação, implantação de melhorias e manutenção dos serviços aos usuários.
Segundo Elisangela, a manutenção permanente é essencial, já que somente em 2023 foram movimentadas mais de 17 milhões de toneladas de produtos agropecuários no sentido sistema portuário do Arco Norte. “O fluxo de veículos de carga é intenso. Em média, 5 mil caminhões transitam pela BR-163, diariamente”, destacou.
A BR-163 foi inaugurada em 20 de outubro de 1976 e a conclusão das obras para o escoamento de grãos durou 46 anos. Para a assessora técnica, além de contribuir para desafogar os portos das regiões Sudeste e Sul, esse corredor responde pela redução de 25% dos custos com fretes, em média.
“Também responde pela redução das distâncias das cargas brasileiras dos principais parceiros comerciais estratégicos na Europa, por exemplo”, concluiu.
Confira a programação do estradeiro:
Fonte: CNA e Publicado Por: Jornal Folha do Progresso em 17/04/2024/06:31:56
O formato de distribuição de notícias do Jornal Folha do Progresso pelo celular mudou. A partir de agora, as notícias chegarão diretamente pelo formato Comunidades, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp. Não é preciso ser assinante para receber o serviço. Assim, o internauta pode ter, na palma da mão, matérias verificadas e com credibilidade. Para passar a receber as notícias do Jornal Folha do Progresso, clique no link abaixo e entre na comunidade:
* Clique aqui e acesse a comunidade do JORNAL FOLHA DO PROGRESSO
Apenas os administradores do grupo poderão mandar mensagens e saber quem são os integrantes da comunidade. Dessa forma, evitamos qualquer tipo de interação indevida. Sugestão de pauta enviar no e-mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com.
Envie vídeos, fotos e sugestões de pauta para a redação do JFP (JORNAL FOLHA DO PROGRESSO) Telefones: WhatsApp (93) 98404 6835– (93) 98117 7649.
“Informação publicada é informação pública. Porém, para chegar até você, um grupo de pessoas trabalhou para isso. Seja ético. Copiou? Informe a fonte.”
Publicado por Jornal Folha do Progresso, Fone para contato 93 981177649 (Tim) WhatsApp:-93- 984046835 (Claro) -Site: www.folhadoprogresso.com.br e-mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com/ou e-mail: adeciopiran.blog@gmail.com