China confirmou que cobrir um deserto com painéis solares altera o ecossistema

image_pdfPDFimage_printImprimir

(Foto: Reprodução) – Grandes instalações fotovoltaicas em áreas áridas melhoram a qualidade do solo e da vegetação.

A China acaba de descobrir que os desertos podem ser o ambiente ideal para painéis solares. As instalações fotovoltaicas em áreas áridas não apenas geram grandes quantidades de energia limpa, mas também podem melhorar o ecossistema local.

Uma equipe de pesquisadores da Universidade de Tecnologia de Xi’an descobriu que o desenvolvimento de grandes parques solares em áreas desérticas tem efeitos positivos sobre o microclima, as propriedades do solo e a vegetação.

Para medir os efeitos ecológicos e ambientais da instalação, os cientistas usaram o modelo “Driving-Pressure-State-State-Impact-Response” (DPSIR) recomendado pela Agência Europeia do Meio Ambiente.

Eles avaliaram 57 indicadores e aplicaram o método da entropia para ponderar cada indicador, dando maior peso àqueles com menor variabilidade. A pesquisa se concentra no Parque Fotovoltaico de Gonghe, em Qinghai, uma enorme instalação de 1 GW localizada no árido deserto de Talatan, na província montanhosa de Qinghai.

Contraste gritante

A área dentro do parque solar teve pontuação de 0,4393, classificada como “geral” pelo modelo, enquanto as áreas de transição e fora do parque foram classificadas como “ruins”, com pontuações de 0,2858 e 0,2802, respectivamente.

O desenvolvimento da energia fotovoltaica melhorou o microclima, as propriedades do solo e a diversidade de plantas e microrganismos na área em que os painéis solares projetaram sombra, reduziram a pressão do ar e umidificaram o ambiente.

A instalação mudou a distribuição de energia na superfície do deserto, criando condições mais favoráveis para a vegetação e a vida microbiana. “O desenvolvimento fotovoltaico teve um efeito positivo sobre a ecologia e o meio ambiente das áreas desérticas”, afirmam os pesquisadores em seu estudo publicado na Scientific Reports.

Agora os pesquisadores propõem o monitoramento de longo prazo dos efeitos ecológicos e ambientais das instalações fotovoltaicas para maximizar seus benefícios e minimizar possíveis impactos negativos. Com o aumento da demanda por energia renovável, será fundamental entender como as grandes instalações afetam os ecossistemas locais para identificar os locais adequados para construí-las.

Fonte: Ketlyn Ribeiro l IGN Brasil e Publicado Por: https://www.adeciopiran.com.br em 19/10/2024/09:51:38
Envie vídeos, fotos e sugestões de pauta para a redação blog https://www.adeciopiran.com.br (93) 98117 7649/ e-mail: mailto:adeciopiran.blog@gmail.com
https://www.adeciopiran.com.br, fone (WhatsApp) para contato (93)98117- 7649 e-mail: mailto:adeciopiran.blog@gmail.com