Cardiologista cita 6 sinais de ataque cardíaco para você correr ao hospital

(Foto: Reproduçao) – As doenças cardiovasculares são a principal causa de morte tanto no Brasil quanto globalmente

Doenças do coração

As doenças cardiovasculares são a principal causa de morte tanto no Brasil quanto globalmente. Dados do Instituto Nacional de Cardiologia mostram que, entre 2017 e 2021, essas condições foram responsáveis por mais de 7 milhões de mortes no país. A nível mundial, a Organização Mundial da Saúde (OMS) aponta que elas correspondem a 32% de todos os óbitos.

O professor David Newby, do Centro de Excelência em Pesquisa BHF da Universidade de Edimburgo, no Reino Unido, destaca sintomas que podem indicar problemas cardiovasculares e servir como um alerta para que a pessoa procure ajuda médica.

Dor no peito

Apesar de muitas pessoas ainda subestimarem sua gravidade, este é um dos sintomas mais conhecidos de infarto do miocárdio. “Se um mal-estar acompanhado de dor torácica ocorrer, acione imediatamente os serviços de emergência. Um infarto pode se manifestar como uma sensação de compressão ou peso no peito, frequentemente comparado à pressão de um elefante ou à sensação de um cinto apertando o peito”, aconselha Newby.

Mal-estar

Não é todo desconforto com náusea que indica um infarto, mas se ele vier acompanhado de dor, pode ser um sinal de alerta. “Se uma dor significativa no peito ocorre em repouso, associada a náuseas, é o momento de acionar uma ambulância”, disse. No caso de mal-estar e desconfortos menores, a orientação médica através do serviço de saúde é apropriada.

Desconforto gástrico ou indigestão

Outro sintoma que pode indicar a presença de um problema cardíaco em desenvolvimento, segundo o cardiologista, é o aparecimento de uma sensação semelhante à indigestão ou ardência no peito ou abdômen.“O esôfago e o estômago estão muito próximos ao coração, tornando desafiador para médicos e pacientes diferenciarem uma dor cardíaca de uma gastrointestinal. Em casos de dúvida, consultar um serviço de orientação médica é válido, embora não haja regras universais”, aconselha.

Dor no braço

Outro possível sinal de alerta é o desconforto no braço. “Se o desconforto se estende pelo braço, principalmente o esquerdo, ou pelo pescoço, é provável que esteja correlacionado ao coração. Se persistir ou se já se tem conhecimento de condições cardíacas e o uso de trinitrato de glicerila não surtir efeito, é vital buscar ajuda médica urgente. Acione uma ambulância imediatamente.”

Sensação de estrangulamento

Essa sensação de asfixia ou estrangulamento também deve ligar o alerta do paciente para que ele busque avaliação médica. “‘Angina’ se traduz como ‘asfixia’, podendo se manifestar como um aperto ou dor ascendendo pela garganta, descrito como uma sensação de ‘estrangulamento’”. Caso persista e não haja diagnóstico cardíaco prévio, uma consulta ao serviço de saúde é apropriada.

Fonte: Max 2 e Publicado Por: em 30/08/2024/16:35:10

Publicado por adeciopiran.com.br, fone para contato WhatsApp: 93 981177649 (Tim) e-mail: mailto:adeciopiran.blog@gmail.com