Bolsonaro recusa proposta de presidente francês para reunião com líder indígena de Mato Grosso

image_pdfPDFimage_printImprimir

(Foto:Reprodução)- O presidente Jair Bolsonaro (PSL) recusou a proposta feita pelo presidente da França, Emanuel Macron, para marcar uma reunião com o principal líder indígena de Mato Grosso, cacique Raoni Metuktire. Segundo publicado pelo portal G1, durante encontro do G20, em Osaka, no Japão, Macron perguntou a Bolsonaro: “Você aceita se reunir comigo e com o Raoni?”.

Conforme a publicação, Jair disse “não” imediatamente, afirmando que Raoni “não representa o Brasil e sequer representa a comunidade indígena de onde veio”. No entanto, o presidente brasileiro teria convidado Macron para sobrevoar a Amazônia, de “Boa Vista a Manaus, sem encontrar qualquer ponto de desmatamento”. Teria afirmado também que o Brasil vai honrar o Acordo de Paris, garantia “fundamental” para o acordo assinado entre a União Europeia e o Mercosul.

Em maio, Emanuel Macron recebeu o cacique Raoni, que fez uma viagem de três semanas pela Europa para se encontrar com chefes de Estado e alertar sobre as ameaças à Amazônia. Ele também foi recebido pelo papa Francisco, no Vaticano.

Raoni é líder da comunidade Kayapó, no Parque Nacional do Xingu, tem 87 anos e ganhou visibilidade internacional nas últimas décadas na defesa dos povos indígenas e da Amazônia.
Por:Só Notícias/Herbert de Souza (foto: Só Notícias/Luiz Ornaghi/arquivo)
Envie vídeos, fotos e sugestões de pauta para a redação do JFP (JORNAL FOLHA DO PROGRESSO) Telefones: WhatsApp (93) 98404 6835- (93) 98117 7649.

“Informação publicada é informação pública. Porém, para chegar até você, um grupo de pessoas trabalhou para isso. Seja ético. Copiou? Informe a fonte.”
Publicado por Jornal Folha do Progresso, Fone para contato 93 981177649 (Tim) WhatsApp:-93- 984046835 (Claro) -Site: WWW.folhadoprogresso.com.br E-mail:folhadoprogresso@folhadoprogresso.com.br e/ou e-mail: adeciopiran_12345@hotmail.com