Yashtika Acharya, atleta do levantamento de peso — Foto: Reprodução
Yashtika Acharya foi campeã no Junior National Games, competição com diversas modalidades olímpicas organizada para atletas até 22 anos
A atleta indiana Yashtika Acharya morreu na última terça-feira (18) após sofrer um acidente em seu treino de levantamento de peso. A jovem de apenas 17 anos estava acompanhada de seu técnico quando tentou levantar uma barra carregada com cerca de 270 kg e acabou sendo esmagada pelos pesos.

A academia em que Acharya treinava fica na cidade de Bikaner, na Índia. Ela foi levada ao hospital, mas não resistiu.
Imagens do acidente mostram o momento em que a atleta tenta levantar a barra, que estava apoiada no suporte. Ela caiu, e a barra quase acertou sua cabeça. O treinador tentou segurar os pesos, mas não conseguiu e teve ferimentos leves.
Conforme reportado pela emissora de televisão indiana NDTV, a curta carreira de Acharya no esporte foi marcada por vitórias — incluindo uma medalha de ouro no Junior National Games, competição com diversas modalidades olímpicas organizada para atletas até 22 anos na Índia.
Vikram Tiwari, agente da polícia local, afirmou que a família de Acharya decidiu não prestar queixa sobre o caso.
A morte gerou comoção nas redes sociais. “Um lembrete horrível de como um movimento mal calculado pode ser fatal no levantamento de peso”, escreveu um usuário do X (antigo Twitter). “Lamentável. O recorde dela é de 352,7 kg no agachamento. Esse peso era muito menor que a melhor marca dela”, apontou outro, enquanto o terceiro acrescentou: “Um acidente terrível. Minhas orações à família”.