A dança das cadeiras na Câmara de Novo Progresso

image_pdfPDFimage_printImprimir

Dança das cadeiras: 8 vereadores devem mudar de partido durante a janela  (Foto>Arte Jornal Folha do Progresso)

 Na quinta-feira, 7 de março, começa o primeiro grande evento do calendário eleitoral para o pleito deste ano. Os vereadores que ocupam cadeiras no Legislativo tem a partir dessa data, até o dia 5 de abril, a possibilidade de mudarem de partido sem o risco de serem enquadrados na lei de Infidelidade Partidária.   

 Assim como nas janelas de transferência de jogadores de futebol, quando negociações entre clubes ocorrem em ritmo frenético, a janela partidária promete grandes mudanças no quadro partidário em Novo Progresso-PA.  

Com a janela partidária iniciando nesta quinta-feira (5) — e encerrando em 5 de abril — o Jornal Folha do Progresso realizou um levantamento para identificar: dos 11 vereadores da Câmara de Novo Progresso, quantos vão tentar a reeleição, quais vão mudar de legenda e para qual partido devem ir. 

 A janela é aberta em ano eleitoral, seis meses antes do primeiro turno do pleito, que em 2024 acontece no dia 6 de outubro. Com isso, os vereadores eleitos em 2020 terão um mês para mudar de partido e concorrer à reeleição ou às prefeituras sem ter o risco de perder o cargo.

Segundo o mapeamento, dos 11 vereadores eleitos, 10 vão tentar a reeleição. Professora Beatriz, eleita no PL, não deve ir para disputar a reeleição, conforme apurado a vereadora deixa o espaço para apoiar o ex-marido Pedro e deve ficar fora da disputa. 

Os 10 vereadores que vão disputar a reeleição ainda estudam seu futuro partidário. Permanecer no mesmo é uma opção, mas negociações com outras siglas estão em curso. Os legisladores, contudo, não quiseram dizer quais são essas siglas. 

Até o momento pelo menos quatro mudanças de partido entre parlamentares do Legislativo progressense são dadas como certas. A vereadora Adriana Manfroi eleita pelo PATRIOTA, vai migrar para o PL, Matheus Monteiro eleito pelo MDB, já confirmou a filiação no PL. O Vereador Nando eleito no PROS, cogita saída para filiar no PP, juntamente com o vereador Moises que foi eleito pelo PL e Moacelio eleito pelo PSD. O vereador Chico Sousa eleito no PSC, agora está no PODEMOS após incorporação.  O vereador Juliano Simionato (UNIÃO BRASIL), cogita a troca de partido, mas não anunciou para qual legenda. Na mesma situação está o vereador Samuel, eleito no PSDB, ainda não formalizou qual o rumo vai tomar para tentar a reeleição. 

O vereador Dirck Roberto (MDB), atual presidente da câmara permanece no MDB, onde vai tentar a reeleição. O vereador Magno Costa tentará a reeleição no PL onde foi eleito. 

Veja votação nominal de cada vereador eleito em 2020

*Juliano Simionato (DEM) – 491 votos – 3,25%

*Mateus Monteiro (MDB) – 480 votos – 3,17%

*Adriana Manfroi (Patriota) – 462 votos – 3,05%

*Nando (PROS) – 414 votos – 2,74%

*Chico Sousa (PSC) – 404 votos – 2,67%

*Moises Moto Taxi (PL) – 348 votos – 2,30%

*Dirck Roberto (MDB) – 345 votos – 2,28%

*Professora Beatriz (PL) – 335 votos – 2,22%

*Magno Costa (PL) – 302 votos – 2%

*Samuel Bortolin (PSDB) – 298 votos – 1,97%

*Moacelio (PSD) – 220 votos – 1,45%

Prefeitura – No espectro político que cerca a prefeitura, o prefeito Gelson Dill (MDB),já confirmou que é candidato a reeleição, e conforme apurado pela reportagem do Jornal Folha do Progresso, ainda não definiu a vaga para o vice-prefeito. O MDB, cogita uma aliança com outros partidos neste caso o atual vice-prefeito eleito PATRIOTAS, deve migrar para o PSD onde continua anunciando que será o vice na chapa do prefeito Gelson Dill (MDB). 

O ex-prefeito Juscelino Alves, anunciou que é candidato a prefeito de Novo Progresso pelo PODEMOS. 

Ainda na disputa pela prefeitura a cogitação que o PL , partido do ex-presidente Jair Bolsonaro, lance um nome para disputa, mas até o fechamento desta matéria a direção do partido divulgou nas redes , que esta situação ainda não foi definida, que está ouvindo os filiados para anunciar se lança candidato nesta eleição. 

Fonte: Jornal Folha do Progresso e Publicado Por: Jornal Folha do Progresso em 16/03/2024/07:16:46

Notícias gratuitas no celular

O formato de distribuição de notícias do Jornal Folha do Progresso pelo celular mudou. A partir de agora, as notícias chegarão diretamente pelo formato Comunidades, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp. Não é preciso ser assinante para receber o serviço. Assim, o internauta pode ter, na palma da mão, matérias verificadas e com credibilidade. Para passar a receber as notícias do Jornal Folha do Progresso, clique no link abaixo e entre na comunidade:

*     Clique aqui e acesse a comunidade do JORNAL FOLHA DO PROGRESSO

Apenas os administradores do grupo poderão mandar mensagens e saber quem são os integrantes da comunidade. Dessa forma, evitamos qualquer tipo de interação indevida. Sugestão de pauta enviar no e-mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com.

Envie vídeos, fotos e sugestões de pauta para a redação do JFP (JORNAL FOLHA DO PROGRESSO) Telefones: WhatsApp (93) 98404 6835– (93) 98117 7649.
“Informação publicada é informação pública. Porém, para chegar até você, um grupo de pessoas trabalhou para isso. Seja ético. Copiou? Informe a fonte.”
Publicado por Jornal Folha do Progresso, Fone para contato 93 981177649 (Tim) WhatsApp:-93- 984046835 (Claro) -Site: www.folhadoprogresso.com.br   e-mail:folhadoprogresso.jornal@gmail.com/ou e-mail: adeciopiran.blog@gmail.com