image_pdfPDFimage_printImprimir
PESCADOR DE MS FISGA PINTADO DE 1,76M E BATE RECORDE NO BRASIL.
“Nave, monstruoso e gigante”. Estes são alguns dos adjetivos dados pelo guia de pesca Romário Godez ao maior pintado já fisgado no Brasil. O pescador foi responsável pelo feito, nessa quinta-feira (5), no rio Dourados, em Fátima do Sul (MS). O fim da pescaria foi filmado e compartilhado nas redes sociais.
“Olha o tamanho da nave. É uma nave a ser preservada para dar alegria para outros pescadores”, diz entusiasmado no vídeo feito logo depois da batalha para fisgar e controlar o peixe.
Ainda eufórico com o feito, Godez conversou com o g1 sobre a pescaria, a paixão pelos rios e como ocorreu o feito. O pescador esportivo explicou que, logo após a batalha, enviou vídeos, fotos e dados do peixe para a “Brazilian Game Fish Association” (BGFA), associação que homologa e registra os recordes dos gigantes dos rios brasileiros (entenda mais abaixo o processo de homologação e recordes).
O dia começou cedo. Logo na manhã, Godez e um cliente saíram rumo ao rio Dourados para a pescaria. As primeiras horas não foram tão otimistas quanto aos peixes fisgados pela dupla. Entretanto, após o almoço, o jogo virou completamente.
“Estava eu e um cliente, saímos para pescar. Estava bem frio, um frio intenso. Não tinha certeza de pegar peixe, mas fomos para cima. No frio os peixes não saem tanto. Depois do almoço, fomos para um trecho que conheço, lá sempre tem peixes gigantes”, detalhou Godez.
O pescador relembra que lançou a isca artificial ao rio duas vezes, não teve retorno em nenhuma das tentativas. Sem desistir, Godez jogou mais uma vez, não demorou muito para ele sentir o peso do gigante pintado na vara.
“No terceiro arremete engatou. Já tenho a manha. Falei para o meu amigo: ‘é monstruoso!’ Já estava acostumado com a briga. Eu só pedia para Deus proteger o peixe, eu queria tirar uma foto com aquela nave”.
As partes medidas vão desde a boca do peixe até o meio do rabo (o restante da cauda não entra na medição). Depois disso, é necessário filmar também a soltura do peixe. Para ser homologado, o animal precisa ser devolvido ao habitat natural.
O peixe fisgado por Godez foi analisado e aprovado pela BGFA nesta sexta-feira (6). A homologação do recorde deve ser feita em um período de 20 dias, quando a associação torna público o novo feito por meio de redes sociais.
Fonte: e Publicado Por: www.adeciopiran.com.br em 09/09/2024/14:26:38Envie vídeos, fotos e sugestões de pauta para a redação blog www.adeciopiran.com.br (93) 98117 7649/ e-mail: adeciopiran.blog@gmail.comwww.adeciopiran.com.br , (WhatsApp) para contato (93)98117- 7649 e-mail: adeciopiran.blog@gmail.com